Acessibilidade e participação de estudantes com deficiência física na Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Autores

  • Edja Renata Marques de Oliveira
  • Francisco Ricardo Lins Vieira de Melo
  • Gleice Virginia Medeiros de Azambuja Elali

Palavras-chave:

Deficiência física. Ensino superior. Inclusão educacional.

Resumo

O presente estudo analisa as condições de acessibilidade e de participação de estudantes com deficiência física na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Teve como embasamento o princípio da inclusão, que afirma o direito de todos à educação. Foi realizado um estudo descritivo, sendo a coleta de informações realizada através de questionários enviados aos coordenadores dos cursos e através de entrevista em grupo focal com seis estudantes. Os dados foram analisados com base em dois temas: acessibilidade e participação do aluno com deficiência física e o envolvimento da UFRN diante o processo de inclusão. A partir dos resultados foi possível identificar que os alunos com deficiência se sentem incluídos, porém, consideram que a instituição não possui uma política inclusiva consistente e uma acessibilidade física adequada, restringindo o direito de ir e vir e, consequentemente sua participação nas atividades promovidas pela universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edja Renata Marques de Oliveira

Fisioterapeuta Edja Renata Marques de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN Integrante da Base de Pesquisa sobre Educação de Pessoas com Necessidades Especiais | Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | E-mail: edjamarques@gmail.com

Francisco Ricardo Lins Vieira de Melo

Prof. Dr. Francisco Ricardo Lins Vieira de Melo Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN Grupo de Pesquisa: Base de Pesquisa sobre Educação de Pessoas com Necessidades Especiais e Base de Pesquisa Desenvolvimento Humano e Fisioterapia | E-mail: ricardolins@ufrnet.br

Gleice Virginia Medeiros de Azambuja Elali

Profa. Dra. Gleice Virginia Medeiros de Azambuja Elali Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN Grupo de Pesquisa Inter-Ações Pessoa-Ambiente - IAPA E-mail: gleiceae@gmail.com

Downloads

Publicado

15-09-2008

Como Citar

Oliveira, E. R. M. de, Melo, F. R. L. V. de, & Azambuja Elali, G. V. M. de. (2008). Acessibilidade e participação de estudantes com deficiência física na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Revista Educação Em Questão, 33(19). Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3927

Edição

Seção

Artigos