Acessibilidade e participação de estudantes com deficiência física na Universidade Federal do Rio Grande do Norte

  • Edja Renata Marques de Oliveira
  • Francisco Ricardo Lins Vieira de Melo
  • Gleice Virginia Medeiros de Azambuja Elali
Palavras-chave: Deficiência física. Ensino superior. Inclusão educacional.

Resumo

O presente estudo analisa as condições de acessibilidade e de participação de estudantes com deficiência física na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Teve como embasamento o princípio da inclusão, que afirma o direito de todos à educação. Foi realizado um estudo descritivo, sendo a coleta de informações realizada através de questionários enviados aos coordenadores dos cursos e através de entrevista em grupo focal com seis estudantes. Os dados foram analisados com base em dois temas: acessibilidade e participação do aluno com deficiência física e o envolvimento da UFRN diante o processo de inclusão. A partir dos resultados foi possível identificar que os alunos com deficiência se sentem incluídos, porém, consideram que a instituição não possui uma política inclusiva consistente e uma acessibilidade física adequada, restringindo o direito de ir e vir e, consequentemente sua participação nas atividades promovidas pela universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edja Renata Marques de Oliveira
Fisioterapeuta Edja Renata Marques de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN Integrante da Base de Pesquisa sobre Educação de Pessoas com Necessidades Especiais | Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | E-mail: edjamarques@gmail.com
Francisco Ricardo Lins Vieira de Melo
Prof. Dr. Francisco Ricardo Lins Vieira de Melo Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN Grupo de Pesquisa: Base de Pesquisa sobre Educação de Pessoas com Necessidades Especiais e Base de Pesquisa Desenvolvimento Humano e Fisioterapia | E-mail: ricardolins@ufrnet.br
Gleice Virginia Medeiros de Azambuja Elali
Profa. Dra. Gleice Virginia Medeiros de Azambuja Elali Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN Grupo de Pesquisa Inter-Ações Pessoa-Ambiente - IAPA E-mail: gleiceae@gmail.com
Publicado
15-09-2008
Como Citar
Oliveira, E. R. M. de, Melo, F. R. L. V. de, & Azambuja Elali, G. V. M. de. (2008). Acessibilidade e participação de estudantes com deficiência física na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Revista Educação Em Questão, 33(19). Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3927
Seção
Artigos