Acessibilidade e participação de estudantes com deficiência física na Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Palabras clave:
Deficiência física. Ensino superior. Inclusão educacional.Resumen
O presente estudo analisa as condições de acessibilidade e de participação de estudantes com deficiência física na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Teve como embasamento o princípio da inclusão, que afirma o direito de todos à educação. Foi realizado um estudo descritivo, sendo a coleta de informações realizada através de questionários enviados aos coordenadores dos cursos e através de entrevista em grupo focal com seis estudantes. Os dados foram analisados com base em dois temas: acessibilidade e participação do aluno com deficiência física e o envolvimento da UFRN diante o processo de inclusão. A partir dos resultados foi possível identificar que os alunos com deficiência se sentem incluídos, porém, consideram que a instituição não possui uma política inclusiva consistente e uma acessibilidade física adequada, restringindo o direito de ir e vir e, consequentemente sua participação nas atividades promovidas pela universidade.Descargas
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Publicado
15-09-2008
Cómo citar
Oliveira, E. R. M. de, Melo, F. R. L. V. de, & Azambuja Elali, G. V. M. de. (2008). Acessibilidade e participação de estudantes com deficiência física na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Educación En Cuestión, 33(19). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3927
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Sección
Artigos
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