Acessibilidade e participação de estudantes com deficiência física na Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Autores/as

  • Edja Renata Marques de Oliveira
  • Francisco Ricardo Lins Vieira de Melo
  • Gleice Virginia Medeiros de Azambuja Elali

Palabras clave:

Deficiência física. Ensino superior. Inclusão educacional.

Resumen

O presente estudo analisa as condições de acessibilidade e de participação de estudantes com deficiência física na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Teve como embasamento o princípio da inclusão, que afirma o direito de todos à educação. Foi realizado um estudo descritivo, sendo a coleta de informações realizada através de questionários enviados aos coordenadores dos cursos e através de entrevista em grupo focal com seis estudantes. Os dados foram analisados com base em dois temas: acessibilidade e participação do aluno com deficiência física e o envolvimento da UFRN diante o processo de inclusão. A partir dos resultados foi possível identificar que os alunos com deficiência se sentem incluídos, porém, consideram que a instituição não possui uma política inclusiva consistente e uma acessibilidade física adequada, restringindo o direito de ir e vir e, consequentemente sua participação nas atividades promovidas pela universidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Edja Renata Marques de Oliveira

Fisioterapeuta Edja Renata Marques de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN Integrante da Base de Pesquisa sobre Educação de Pessoas com Necessidades Especiais | Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | E-mail: edjamarques@gmail.com

Francisco Ricardo Lins Vieira de Melo

Prof. Dr. Francisco Ricardo Lins Vieira de Melo Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN Grupo de Pesquisa: Base de Pesquisa sobre Educação de Pessoas com Necessidades Especiais e Base de Pesquisa Desenvolvimento Humano e Fisioterapia | E-mail: ricardolins@ufrnet.br

Gleice Virginia Medeiros de Azambuja Elali

Profa. Dra. Gleice Virginia Medeiros de Azambuja Elali Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN Grupo de Pesquisa Inter-Ações Pessoa-Ambiente - IAPA E-mail: gleiceae@gmail.com

Publicado

15-09-2008

Cómo citar

Oliveira, E. R. M. de, Melo, F. R. L. V. de, & Azambuja Elali, G. V. M. de. (2008). Acessibilidade e participação de estudantes com deficiência física na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Educación En Cuestión, 33(19). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3927