Imagem e narrativa: a construção dialógica da fotografia na pesquisa qualitativa em ciências humanas
Palavras-chave:
Fotografias. Pesquisa. Dialogismo.Resumo
As tentativas de definir a sociedade contemporânea, na maioria das vezes, desconhece a expansão da imagem como forma de comunicação através da fotografia, cinema e tevê que nos cercam o tempo todo. Nas pesquisas qualitativas, o uso de fotografias e de entrevistas pode se constituir como alternativa entre os instrumentos para a construção de dados. Neste trabalho, fazemos uma discussão sobre o uso de fotografias, como um mediador que, associado às narrativas, produz formas significativas e específicas que nos ajudam a entender os processos de construção do conhecimento nas pesquisas em ciências humanas que utilizam esses instrumentos. Discutimos a análise de três situações vividas em pesquisas diferentes, abordando a fotografia e a entrevista sobre elas como processos dialógicos que ocorrem a partir da interação verbal entre os interlocutores, pesquisador e entrevistado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À Revista Educação em Questão ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados.
A Revista Educação em Questão reserva-se ao direito de não publicar artigos e resenhas de mesma autoria (ou em co-autoria) em intervalos inferiores há 1 (um) ano.