Imagem e narrativa: a construção dialógica da fotografia na pesquisa qualitativa em ciências humanas

  • Fabrícia Teixeira Borges
  • Ronaldo Nunes Linhares
Palavras-chave: Fotografias. Pesquisa. Dialogismo.

Resumo

As tentativas de definir a sociedade contemporânea, na maioria das vezes, desconhece a expansão da imagem como forma de comunicação através da fotografia, cinema e tevê que nos cercam o tempo todo. Nas pesquisas qualitativas, o uso de fotografias e de entrevistas pode se constituir como alternativa entre os instrumentos para a construção de dados. Neste trabalho, fazemos uma discussão sobre o uso de fotografias, como um mediador que, associado às narrativas, produz formas significativas e específicas que nos ajudam a entender os processos de construção do conhecimento nas pesquisas em ciências humanas que utilizam esses instrumentos. Discutimos a análise de três situações vividas em pesquisas diferentes, abordando a fotografia e a entrevista sobre elas como processos dialógicos que ocorrem a partir da interação verbal entre os interlocutores, pesquisador e entrevistado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabrícia Teixeira Borges
Profa. Dra. Fabrícia Teixeira Borges | Universidade Tiradentes (UNIT-SE) | Núcleo de Pós-Graduação em Educação (NPed-UNIT) | Linha de Pesquisa Educação, Comunicação e Sociedade | E-mail: fabricia.borges@gmail.com
Ronaldo Nunes Linhares
Prof. Dr. Ronaldo Nunes Linhares | Universidade Tiradentes (UNIT-SE) | Núcleo de Pós-Graduação em Educação (NPed-UNIT) | Linha de Pesquisa Educação, Comunicação e Sociedade | E-mail: rnlinhares@uol.com.br
Publicado
15-09-2008
Como Citar
Borges, F. T., & Linhares, R. N. (2008). Imagem e narrativa: a construção dialógica da fotografia na pesquisa qualitativa em ciências humanas. Revista Educação Em Questão, 33(19). Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3930
Seção
Artigos