Imagem e narrativa: a construção dialógica da fotografia na pesquisa qualitativa em ciências humanas
Keywords:
Fotografias. Pesquisa. Dialogismo.Abstract
As tentativas de definir a sociedade contemporânea, na maioria das vezes, desconhece a expansão da imagem como forma de comunicação através da fotografia, cinema e tevê que nos cercam o tempo todo. Nas pesquisas qualitativas, o uso de fotografias e de entrevistas pode se constituir como alternativa entre os instrumentos para a construção de dados. Neste trabalho, fazemos uma discussão sobre o uso de fotografias, como um mediador que, associado às narrativas, produz formas significativas e específicas que nos ajudam a entender os processos de construção do conhecimento nas pesquisas em ciências humanas que utilizam esses instrumentos. Discutimos a análise de três situações vividas em pesquisas diferentes, abordando a fotografia e a entrevista sobre elas como processos dialógicos que ocorrem a partir da interação verbal entre os interlocutores, pesquisador e entrevistado.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal Education in Question shall retain the copyright in all articles that it publishes.
The authors and co-authors of articles and book reviews, published in the Journal Education in Question, shall wait for at least 1 (one) year before they are allowed to submit new works for publication.