Interação do aluno com paralisia cerebral sem oralidade frente a diferentes interlocutores

Autores

  • Débora Deliberato
  • Vanessa Aparecida Alves Santos

Palavras-chave:

Educação especial. Sistema de comunicação suplementar e alternativo. Inclusão.

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a interação de um aluno com paralisia cerebral frente a diferentes interlocutores em situação de jogo. Participaram deste estudo um aluno com paralisia cerebral e dois interlocutores: a mãe e a professora. A atividade realizada durante este estudo foi um jogo. Todos os procedimentos foram filmados e registrados. A partir de uma análise qualitativa das transcrições foi possível estabelecer as seguintes categorias: interação inicial, desenvolvimento do jogo, vida pessoa, programa de TV, esporte, finalização do jogo, utilização da pasta de comunicação. Os resultados apontaram que os interlocutores foram mediadores para o uso de recursos suplementares e alternativos de comunicação com o aluno com deficiência sem oralidade.

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Biografia do Autor

Débora Deliberato

Profa. Dra. Débora Deliberato | Universidade Estadual Paulista - Marília | Faculdade de Filosofia e Ciência | Grupo de Pesquisa Deficiências Físicas e Sensoriais | E-mail: delibera@marilia.unesp.br

Vanessa Aparecida Alves Santos

Profa. Ms. Vanessa Aparecida Alves Santos | Universidade Estadual Paulista - Marília | Faculdade de Filosofia e Ciência | Grupo de Pesquisa Deficiências Físicas e Sensoriais | E-mail: pedagonessa@gmail.com

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Publicado

15-04-2009

Como Citar

Deliberato, D., & Santos, V. A. A. (2009). Interação do aluno com paralisia cerebral sem oralidade frente a diferentes interlocutores. Revista Educação Em Questão, 34(20). Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3945

Edição

Seção

Artigos