O aluno surdo em classe regular: concepções e práticas de professores
Palavras-chave:
Concepções. Práticas pedagógicas. Inclusão escolar. Surdos.Resumo
Este trabalho discute as concepções de professores sobre a inclusão escolar de alunos surdos e sua relação com a prática que desenvolvem, em classes regulares, com esses educandos, a partir da pesquisa realizada em uma escola pública regular, localizada no município de Assu/RN. Os dados revelam que os professores investigados são favoráveis à inclusão de alunos surdos em classes regulares, mas apontam a necessidade de mudanças na escola para que esta se torne efetiva. Acreditam que a aprendizagem desses alunos é muito lenta e apontam algumas dificuldades enfrentadas para atuar pedagogicamente com eles. Com relação à prática desenvolvida, são feitas poucas adaptações, indicando que as ações educativas continuam sendo elaboradas para atender a um grupo homogêneo. Foi constatado, ainda, que não há profissionais habilitados para o trabalho com Libras, embora essa seja considerada indispensável para a comunicação envolvendo surdos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À Revista Educação em Questão ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados.
A Revista Educação em Questão reserva-se ao direito de não publicar artigos e resenhas de mesma autoria (ou em co-autoria) em intervalos inferiores há 1 (um) ano.