O aluno surdo em classe regular: concepções e práticas de professores

Autores/as

  • Francileide Batista de Almeida Vieira
  • Lúcia de Araújo Ramos Martins

Palabras clave:

Concepções. Práticas pedagógicas. Inclusão escolar. Surdos.

Resumen

Este trabalho discute as concepções de professores sobre a inclusão escolar de alunos surdos e sua relação com a prática que desenvolvem, em classes regulares, com esses educandos, a partir da pesquisa realizada em uma escola pública regular, localizada no município de Assu/RN. Os dados revelam que os professores investigados são favoráveis à inclusão de alunos surdos em classes regulares, mas apontam a necessidade de mudanças na escola para que esta se torne efetiva. Acreditam que a aprendizagem desses alunos é muito lenta e apontam algumas dificuldades enfrentadas para atuar pedagogicamente com eles. Com relação à prática desenvolvida, são feitas poucas adaptações, indicando que as ações educativas continuam sendo elaboradas para atender a um grupo homogêneo. Foi constatado, ainda, que não há profissionais habilitados para o trabalho com Libras, embora essa seja considerada indispensável para a comunicação envolvendo surdos.

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Biografía del autor/a

Francileide Batista de Almeida Vieira

Profa. Ms. Francileide Batista de Almeida Vieira | Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN | Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFRN | Integrante do Núcleo de Pesquisa em Educação | NUPED | Base de Pesquisa sobre Educação de Pessoas com Necessidades Especiais | E-mail: leidaalmeid@hotmail.com

Lúcia de Araújo Ramos Martins

Profa. Dra. Lúcia de Araújo Ramos Martins | Universidade Federal do Rio Grande do Norte | Departamento de Educação | Coordenadora da Base de Pesquisa sobre Educação de Pessoas com Necessidade Especiais | E-mail: luc.martins@terra.com.br

Publicado

15-04-2009

Cómo citar

Vieira, F. B. de A., & Martins, L. de A. R. (2009). O aluno surdo em classe regular: concepções e práticas de professores. Educación En Cuestión, 34(20). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3948