O aluno surdo em classe regular: concepções e práticas de professores
Palabras clave:
Concepções. Práticas pedagógicas. Inclusão escolar. Surdos.Resumen
Este trabalho discute as concepções de professores sobre a inclusão escolar de alunos surdos e sua relação com a prática que desenvolvem, em classes regulares, com esses educandos, a partir da pesquisa realizada em uma escola pública regular, localizada no município de Assu/RN. Os dados revelam que os professores investigados são favoráveis à inclusão de alunos surdos em classes regulares, mas apontam a necessidade de mudanças na escola para que esta se torne efetiva. Acreditam que a aprendizagem desses alunos é muito lenta e apontam algumas dificuldades enfrentadas para atuar pedagogicamente com eles. Com relação à prática desenvolvida, são feitas poucas adaptações, indicando que as ações educativas continuam sendo elaboradas para atender a um grupo homogêneo. Foi constatado, ainda, que não há profissionais habilitados para o trabalho com Libras, embora essa seja considerada indispensável para a comunicação envolvendo surdos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A la Revista “Educación en Cuestión” se reservan los derechos de autor pertinentes a todos los artículos publicados en ella.
Los autores y coautores de artículos y reseñas, publicados en la Revista “Educación en Cuestión”, tendrán un plazo de, como mínimo, de 1 (uno) año para que puedan someter nuevos trabajos para publicación.