Leitura nos livros didáticos: a identificação de pontos de vista em textos escritos como objeto de ensino

Autores

  • Telma Ferraz Leal
  • Ana Carolina Perrusi Brandão
  • Mirela Rejane Pereira Torres

Palavras-chave:

Leitura. Argumentação. Livro didático.

Resumo

Nesta pesquisa, buscamos selecionar e analisar questões de compreensão que mobilizam habilidades de identificação de pontos de vista e justificativas inseridas nos textos disponíveis em sete coleções de livros didáticos destinados aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Em 6.513 perguntas de compreensão identificadas, 334 (5.13%) questões implicavam o desenvolvimento de capacidades argumentativas e entre essas 39 (11.7%) solicitavam a identificação ou reflexão sobre os pontos de vista dos autores dos textos e as justificativas por eles apresentadas. A análise qualitativa dos dados revelou que, embora em número reduzido, as questões desse tipo promoviam ricas situações de interação com os textos, expressando um grande potencial para o ensino da leitura. Isso é ilustrado, ao final do artigo, com a análise detalhada das questões inseridas em um volume de uma das coleções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Telma Ferraz Leal

Profa. Dra. Telma Ferraz Leal | Universidade Federal de Pernambuco - Recife | Centro de Educação | Grupo de Pesquisa Didática do Ensino da Língua Portuguesa - UFPE | E-mail: tfleal@terra.com.b

Ana Carolina Perrusi Brandão

Profa. Dra. Ana Carolina Perrusi Brandão | Universidade Federal de Pernambuco | Centro de Educação | Grupo de Pesquisa Didática do Ensino da Língua Portuguesa - UFPE | E-mail: carol.perrusi@ufpe.br

Mirela Rejane Pereira Torres

Graduanda Mirela Rejane Pereira Torres | Universidade Federal de Pernambuco | Centro de Filosofia e Ciências Humanas | Curso de Psicologia | Investigadora do Grupo de Pesquisa Didática do Ensino da Língua Portuguesa - UFPE | E-mail: torresmi@gmail.com

Downloads

Publicado

15-04-2009

Como Citar

Leal, T. F., Brandão, A. C. P., & Torres, M. R. P. (2009). Leitura nos livros didáticos: a identificação de pontos de vista em textos escritos como objeto de ensino. Revista Educação Em Questão, 34(20). Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3950

Edição

Seção

Artigos