Leitura nos livros didáticos: a identificação de pontos de vista em textos escritos como objeto de ensino
Palabras clave:
Leitura. Argumentação. Livro didático.Resumen
Nesta pesquisa, buscamos selecionar e analisar questões de compreensão que mobilizam habilidades de identificação de pontos de vista e justificativas inseridas nos textos disponíveis em sete coleções de livros didáticos destinados aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Em 6.513 perguntas de compreensão identificadas, 334 (5.13%) questões implicavam o desenvolvimento de capacidades argumentativas e entre essas 39 (11.7%) solicitavam a identificação ou reflexão sobre os pontos de vista dos autores dos textos e as justificativas por eles apresentadas. A análise qualitativa dos dados revelou que, embora em número reduzido, as questões desse tipo promoviam ricas situações de interação com os textos, expressando um grande potencial para o ensino da leitura. Isso é ilustrado, ao final do artigo, com a análise detalhada das questões inseridas em um volume de uma das coleções.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A la Revista “Educación en Cuestión” se reservan los derechos de autor pertinentes a todos los artículos publicados en ella.
Los autores y coautores de artículos y reseñas, publicados en la Revista “Educación en Cuestión”, tendrán un plazo de, como mínimo, de 1 (uno) año para que puedan someter nuevos trabajos para publicación.