O diálogo das transformações sociais com a matemática no século XIX

Autores

  • Giselle Costa de Sousa

Palavras-chave:

História. Matemática. Ensino.

Resumo

O presente trabalho traz, ao longo de seu corpo, um escorço histórico dos acontecimentos que envolveram a Europa (especialmente a Inglaterra) durante o século XIX, buscando, assim, retratar o contexto da idade áurea da Matemática, aclarando o meio em que estiveram imersos aqueles que nela trabalharam, bem como sua influência na produção tão frutífera dessa área durante esse período. Deste modo, é fazendo a Matemática do século XIX dialogar com as transformações sociais de seu período que buscamos elucidar a construção do conhecimento matemático, assim como sua própria definição a fim de desmistificarmos a noção arquétipa de Matemática como, apenas, a ciência dos números e passarmos a compreendê-la num âmbito mais global e significativo. Especialmente, creditamos que essa desmistificação deve ocorrer na prática docente haja vista que a forma como ensinamos está intimamente ligada ao modo como compreendemos a própria Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giselle Costa de Sousa

Profa. Dra. Giselle Costa de SousaUniversidade Federal do Rio Grande do NorteDepartamento de MatemáticaCentro de Ciências Exatas e da TerraGrupo de Pesquisa Matemática e CulturaE-mail | giselle@ccet.ufrn.br

Downloads

Publicado

15-08-2009

Como Citar

Sousa, G. C. de. (2009). O diálogo das transformações sociais com a matemática no século XIX. Revista Educação Em Questão, 35(21). Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3956

Edição

Seção

Artigos