O diálogo das transformações sociais com a matemática no século XIX

Autores/as

  • Giselle Costa de Sousa

Palabras clave:

História. Matemática. Ensino.

Resumen

O presente trabalho traz, ao longo de seu corpo, um escorço histórico dos acontecimentos que envolveram a Europa (especialmente a Inglaterra) durante o século XIX, buscando, assim, retratar o contexto da idade áurea da Matemática, aclarando o meio em que estiveram imersos aqueles que nela trabalharam, bem como sua influência na produção tão frutífera dessa área durante esse período. Deste modo, é fazendo a Matemática do século XIX dialogar com as transformações sociais de seu período que buscamos elucidar a construção do conhecimento matemático, assim como sua própria definição a fim de desmistificarmos a noção arquétipa de Matemática como, apenas, a ciência dos números e passarmos a compreendê-la num âmbito mais global e significativo. Especialmente, creditamos que essa desmistificação deve ocorrer na prática docente haja vista que a forma como ensinamos está intimamente ligada ao modo como compreendemos a própria Matemática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Giselle Costa de Sousa

Profa. Dra. Giselle Costa de SousaUniversidade Federal do Rio Grande do NorteDepartamento de MatemáticaCentro de Ciências Exatas e da TerraGrupo de Pesquisa Matemática e CulturaE-mail | giselle@ccet.ufrn.br

Publicado

15-08-2009

Cómo citar

Sousa, G. C. de. (2009). O diálogo das transformações sociais com a matemática no século XIX. Educación En Cuestión, 35(21). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3956