Os quadrinhos nas aulas de Ciências Naturais: uma história que não está no gibi

Autores

  • Letícia dos Santos Carvalho
  • André Ferrer P. Martins

Palavras-chave:

Ciências naturais. Formação docente. Histórias em quadrinhos.

Resumo

O presente trabalho aborda a relevância da utilização das Histórias em Quadrinhos (HQ’s) no contexto escolar. Partimos de uma análise de aspectos históricos da consolidação das HQ’s como produto da indústria cultural, tanto no mundo quanto no Brasil, para, em seguida, focalizarmos os preconceitos sofridos por essa arte sequencial, seu aspecto lúdico e as potencialidades pedagógicas oferecidas por ela. Discutimos, ainda, a possibilidade de viabilizarum ensino significativo e prazeroso das Ciências Naturais a partir do aproveitamento de conteúdos científicos propostos no enredo dos quadrinhos, particularmente em histórias protagonizadas pela Turma da Mônica. Apresentamos um exemplo de proposta didática com o uso de uma história em particular. Por fim, apontamos a continuidade da pesquisa que se configura pela realização de estudos de formação continuada de professores em serviço em uma escola na cidade do Natal (RN), objetivando, principalmente, o desenvolvimento de um olhar mais crítico para essa literatura gráfico-visual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia dos Santos Carvalho

Mestranda Letícia dos Santos Carvalho Universidade Federal do Rio Grande do Norte Programa de Pós Graduação em Educação Linha de Pesquisa Formação e Profissionalização Docente E-mail | lleticia_carvalho@hotmail.com

André Ferrer P. Martins

Prof. Dr. André Ferrer P. Martins Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Educação Linha de Pesquisa Formação e Profissionalização Docente E-mail | aferrer34@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

15-08-2009

Como Citar

Carvalho, L. dos S., & Martins, A. F. P. (2009). Os quadrinhos nas aulas de Ciências Naturais: uma história que não está no gibi. Revista Educação Em Questão, 35(21). Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3959

Edição

Seção

Artigos