Os quadrinhos nas aulas de Ciências Naturais: uma história que não está no gibi
Keywords:
Ciências naturais. Formação docente. Histórias em quadrinhos.Abstract
O presente trabalho aborda a relevância da utilização das Histórias em Quadrinhos (HQ’s) no contexto escolar. Partimos de uma análise de aspectos históricos da consolidação das HQ’s como produto da indústria cultural, tanto no mundo quanto no Brasil, para, em seguida, focalizarmos os preconceitos sofridos por essa arte sequencial, seu aspecto lúdico e as potencialidades pedagógicas oferecidas por ela. Discutimos, ainda, a possibilidade de viabilizarum ensino significativo e prazeroso das Ciências Naturais a partir do aproveitamento de conteúdos científicos propostos no enredo dos quadrinhos, particularmente em histórias protagonizadas pela Turma da Mônica. Apresentamos um exemplo de proposta didática com o uso de uma história em particular. Por fim, apontamos a continuidade da pesquisa que se configura pela realização de estudos de formação continuada de professores em serviço em uma escola na cidade do Natal (RN), objetivando, principalmente, o desenvolvimento de um olhar mais crítico para essa literatura gráfico-visual.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal Education in Question shall retain the copyright in all articles that it publishes.
The authors and co-authors of articles and book reviews, published in the Journal Education in Question, shall wait for at least 1 (one) year before they are allowed to submit new works for publication.