Práticas de leitura e escrita nos grupos escolares do Rio Grande do Norte (1908-1920)

Autores

  • Maria Arisnete Câmara de Morais
  • Francinaide de Lima Silva

Palavras-chave:

História da educação. Prática de leitura e escrita. Grupo escolar.

Resumo

Este trabalho analisa as práticas de leitura e escrita nos Grupos Escolares de Natal, no início de sua criação no Rio Grande do Norte, durante o período de 1908 a 1920. Buscamos identificar as disposições específicas que distinguem a comunidade de leitores e as tradições de escrita na formação da sociedade letrada norte-rio-grandense. Fundamenta-se nas análises de Chartier (1999), Ferreiro e Teberosky (1985), Manguel (1997) e Morais (1997) a fim de reconstruir as redes de aprendizados que organizam, histórica e socialmente os modos diferenciados de ler e escrever os quais se configuram em gestos e hábitos. No período em estudo acreditava-se que por meio da escrita, entendida como a arte de gravar os pensamentos e sentimentos através das letras, as ideias ganhavam formas, a comunicação era facilitada e as verdades das ciências eram propagadas. A leitura, por sua vez, era a operação abstrata de intelecção legítima. A análise evidencia que estas atividades envolvem o engajamento do corpo, sua inscrição no espaço, bem como a relação do leitor e escritor consigo e com os outros.

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Biografia do Autor

Maria Arisnete Câmara de Morais

Profa. Dra. Maria Arisnete Câmara de MoraisUniversidade Federal do Rio Grande do Norte | NatalDepartamento de EducaçãoBolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq Nível 2Lidera o Grupo de Pesquisa Gênero e Práticas CulturaisE-mail | maria.arisnete@pq.cnpq.br

Francinaide de Lima Silva

MS. Francinaide de Lima SilvaUniversidade Federal do Rio Grande do Norte | NatalPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoGrupo de Pesquisa Gênero e Práticas CulturaisE-mail | francinaide_pedagog@yahoo.com.br

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Publicado

15-12-2009

Como Citar

Morais, M. A. C. de, & Lima Silva, F. de. (2009). Práticas de leitura e escrita nos grupos escolares do Rio Grande do Norte (1908-1920). Revista Educação Em Questão, 36(22). Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3969

Edição

Seção

Artigos