Práticas de leitura e escrita nos grupos escolares do Rio Grande do Norte (1908-1920)
Keywords:
História da educação. Prática de leitura e escrita. Grupo escolar.Abstract
Este trabalho analisa as práticas de leitura e escrita nos Grupos Escolares de Natal, no início de sua criação no Rio Grande do Norte, durante o período de 1908 a 1920. Buscamos identificar as disposições específicas que distinguem a comunidade de leitores e as tradições de escrita na formação da sociedade letrada norte-rio-grandense. Fundamenta-se nas análises de Chartier (1999), Ferreiro e Teberosky (1985), Manguel (1997) e Morais (1997) a fim de reconstruir as redes de aprendizados que organizam, histórica e socialmente os modos diferenciados de ler e escrever os quais se configuram em gestos e hábitos. No período em estudo acreditava-se que por meio da escrita, entendida como a arte de gravar os pensamentos e sentimentos através das letras, as ideias ganhavam formas, a comunicação era facilitada e as verdades das ciências eram propagadas. A leitura, por sua vez, era a operação abstrata de intelecção legítima. A análise evidencia que estas atividades envolvem o engajamento do corpo, sua inscrição no espaço, bem como a relação do leitor e escritor consigo e com os outros.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal Education in Question shall retain the copyright in all articles that it publishes.
The authors and co-authors of articles and book reviews, published in the Journal Education in Question, shall wait for at least 1 (one) year before they are allowed to submit new works for publication.