A influência do contexto no alcance das metas em uma proposta de consultoria colaborativa

  • Andréa Carla Machado
  • Suzelei Faria Bello
  • Maria Amelia Almeida
  • Sabrina Ferreira de Oliveira
Palavras-chave: Consultoria Colaborativa. Práticas pedagógicas. Educação inclusiva.

Resumo

O objetivo desse trabalho é relatar duas experiências, destacando as diferenças nos contextos de sala de aula de uma proposta de consultoria colaborativa no contexto escolar em que o consultor-especialista se propõe a auxiliar no atendimento da demanda de crianças com problemas de comportamento e de aprendizagem. A Consultoria Colaborativa é um serviço educacional especial, onde profissionais auxiliam o educador regular e dividem a responsabilidade para planejar, distribuir e avaliar instruções para grupos de estudante que apresentam ou não necessidades educacionais especiais. Participaram da pesquisa três professoras, sendo duas profissionais de sala regular e uma de sala especial, cujos alunos apresentaram dificuldades de comportamento e de aprendizagem. Foram realizadas reuniões com os professores para explicitação do processo de consultoria e suas etapas. Os resultados parecem mostrar a importância da disponibilidade interna do professor para o processo de consultoria assim como a influência dos sentimentos de fracasso e baixa autoestima no seu desempenho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Carla Machado
Profa. Ms. Andréa Carla MachadoUniversidade Federal de São Carlos | São Carlos | São PauloCentro Universitário de Rio Preto | São José do Rio Preto | São PauloCurso de PedagogiaCentro de Educação e Ciência Humanas | CECHPrograma de Pós-Graduação em Educação EspecialGrupo de Pesquisa Linguagem, Aprendizagem e Escolaridade | UNESP | MaríliaEmail | decamachado@gmail.com
Suzelei Faria Bello
Ms. Suzelei Faria BelloUniversidade Federal de São Carlos | São PauloCentro de Educação e Ciência Humanas | CECHPrograma de Pós-Graduação em Educação EspecialBolsista CNPqE-mail | suzebello@gmail.com
Maria Amelia Almeida
Profa. Dra. Maria Amelia AlmeidaUniversidade Federal de São Carlos | UFSCarCentro de Educação e Ciência Humanas | CECHPrograma de Pós-Graduação em Educação EspecialGrupo de Pesquisa Comunicação Alternativa e AmpliadaE-mail | ameliama@terra.com.br
Sabrina Ferreira de Oliveira
Profa. Ms. Sabrina Ferreira de OliveiraUniversidade Federal do Triângulo Mineiro | Uberaba | Minas GeraisNúcleo de Assistência EstudantilE-mail | sassofisio@hotmail.com
Publicado
15-12-2010
Como Citar
Machado, A. C., Bello, S. F., Almeida, M. A., & Oliveira, S. F. de. (2010). A influência do contexto no alcance das metas em uma proposta de consultoria colaborativa. Revista Educação Em Questão, 39(25). Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4017
Seção
Artigos