Concepções de futuros professores sobre a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais
Palavras-chave:
Diversidade. Educação inclusiva. Formação de professores.Resumo
Pressupondo a educação inclusiva enquanto ensino de qualidade, destinado a todos, este estudo buscou investigar as concepções de futuros professores sobre a inclusão de educandos com necessidades educacionais especiais. Participaram da pesquisa estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) de Natal/ RN. Os dados foram coletados por meio de questionário com perguntas abertas e fechadas, e analisados a partir de duas temáticas: percepções sobre a educação inclusiva e percepções sobre a formação de professores. Pelos resultados, verificamos que os participantes da pesquisa concebem educação inclusiva como aquela destinada aos alunos com necessidades educacionais especiais, decorrente de alguma deficiência, e que os conhecimentos da formação inicial são insuficientes para que se sintam preparados para essa realidade e mudem a forma de perceber a diversidade do alunado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À Revista Educação em Questão ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados.
A Revista Educação em Questão reserva-se ao direito de não publicar artigos e resenhas de mesma autoria (ou em co-autoria) em intervalos inferiores há 1 (um) ano.