Concepções de futuros professores sobre a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais

Autores/as

  • Viviane Preichardt Duek
  • Josenildo Soares Bezerra
  • Josenildo Soares Bezerra

Palabras clave:

Diversidade. Educação inclusiva. Formação de professores.

Resumen

Pressupondo a educação inclusiva enquanto ensino de qualidade, destinado a todos, este estudo buscou investigar as concepções de futuros professores sobre a inclusão de educandos com necessidades educacionais especiais. Participaram da pesquisa estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) de Natal/ RN. Os dados foram coletados por meio de questionário com perguntas abertas e fechadas, e analisados a partir de duas temáticas: percepções sobre a educação inclusiva e percepções sobre a formação de professores. Pelos resultados, verificamos que os participantes da pesquisa concebem educação inclusiva como aquela destinada aos alunos com necessidades educacionais especiais, decorrente de alguma deficiência, e que os conhecimentos da formação inicial são insuficientes para que se sintam preparados para essa realidade e mudem a forma de perceber a diversidade do alunado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Viviane Preichardt Duek

Profa. Ms. Viviane Preichardt DuekUniversidade Federal do Rio Grande do Norte | NatalPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoGrupo de Pesquisa sobre Educação de Pessoas com Necessidades EspeciaisE-mail | vividuek@hotmail.com

Josenildo Soares Bezerra

Prof. Ms. Josenildo Soares BezerraUniversidade Potiguar | NatalEscola de Comunicação e ArtesGrupo de Pesquisa Comunicação, Cultura e Mídia | COMÍDIA | UFRNE-mail | soares.bezerra@gmail.com

Publicado

15-08-2010

Cómo citar

Duek, V. P., Bezerra, J. S., & Bezerra, J. S. (2010). Concepções de futuros professores sobre a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Educación En Cuestión, 38(24). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4032