Assistência internacional no planejamento educativo dos anos 1960 em Santa Catarina – Brasil1
Palavras-chave:
Assistência internacional. Unesco. Educação. Planejamento. Modernização.Resumo
A criação de um sistema de organizaçõesinternacionais intergovernamental, como a
Organização das Nações Unidas para a
Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco),
dentre outras, após a 2ª Guerra Mundial
impulsionou a internacionalização da problemática
educacional, o que promoveu
assistências técnicas a países, como o Brasil.
Nos anos de 1960, firma com o Ministério de
Educação e Cultura do Brasil convênio para
assessorar os Estados na organização de
seus sistemas de ensino. Objetivamos então
descrever a institucionalização do Centro de
Estudos e Pesquisas Educacionais (Cepe) da
Universidade do Estado de Santa Catarina
(Udesc); resumir as atividades do Colóquio
Estadual para a Organização do Sistema de
Ensino (Ceose); expor trâmites que culminaram
no Plano Estadual de Educação (PEE) e
discutir a participação dos peritos da Unesco,
Jacques Torfes e Michel Debrun, na institucionalização
da pesquisa e planejamento
em Santa Catarina, tendo como referencial
teórico-metodológico os pensamentos de
Mannheim e Schmitz sobre as categorias de
Planejamento e Modernização que emergem
nos Informativos e Boletim do Cepe e nos
documentos elaborados por Torfes e Debrun.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
15-06-2011
Como Citar
Daros, M. das D. D., & Melo, M. M. R. de M. (2011). Assistência internacional no planejamento educativo dos anos 1960 em Santa Catarina – Brasil1. Revista Educação Em Questão, 40(26). Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4042
Edição
Seção
Artigos
Licença
À Revista Educação em Questão ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados.
A Revista Educação em Questão reserva-se ao direito de não publicar artigos e resenhas de mesma autoria (ou em co-autoria) em intervalos inferiores há 1 (um) ano.