Maria Helena Silveira
trajetória e contribuições na interface entre educação e programas de saúde
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2025v63n78ID40663Palavras-chave:
Maria Helena Silveira, Educação, Saúde Pública, ArquivosResumo
A historiografia da educação tem avançado no resgate de protagonismos femininos. Contudo, permanecem personagens singulares a serem exploradas. Nesse sentido, a partir de resultados de uma pesquisa de doutorado, o artigo analisa a atuação e a trajetória da professora Maria Helena Silveira, concentrando-se nas décadas de 1960 a 1980. Para tal, utiliza o conceito de "arquivos em aparições transitórias" ao analisar as suas contribuições na formação de professores para programas de saúde, na década de 1970. A metodologia adotada combina as humanidades digitais, a "bola de neve", a história oral e a pesquisa em fontes primárias em arquivos institucionais e pessoais. Os resultados iluminam processos históricos da interface entre educação e saúde, especialmente no período que remete à censura e à repressão, ao revelar a investigação de conteúdos interpretados como "contestatórios". O estudo demonstra, assim, o potencial das trajetórias individuais para o debate sobre educação, saúde e democracia no Brasil.
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