A pesquisa educacional com crianças: um estudo a partir de suas arrativas sobre o acolhimento em ambiente hospitalar
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2012v44n30ID4080Palavras-chave:
Narrativa. Infância. Educação e saúde.Resumo
Escutar as crianças sobre suas própriasexperiências e legitimar suas narrativascomo fonte de pesquisa representam nocampo científico uma dupla ruptura: quantoaos conceitos tradicionais de criança e deinfância e quanto à validade dessas fontes.Apresentaremos uma pesquisa realizadacom crianças portadoras de doenças crônicasque enfrentam os desenraizamentosprovocados pelo adoecimento e a hospitalizaçãocompulsória por longos períodos.Tematizamos, primeiramente, o apagamentode suas vozes e os estudos recentesda infância que reclamam novas posturasem pesquisa. Em seguida, situamos princípiosepistemológicos da pesquisa (auto)biográfica em Educação e da pesquisanarrativa em Psicologia, que fundamentamnossos métodos de recolha e interpretaçãode narrativas que nos pareceram mais significativospara os propósitos deste texto. Ofio condutor de nossa reflexão é apresentaro uso de narrativas autorreferenciais comoum modo de avançar no aprimoramentoda pesquisa interpretativa com crianças ea importância de pensar com elas espaçosde acolhimento da infância junto a educadores,professores, gestores, cuidadores.Downloads
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Publicado
15-12-2012
Como Citar
Passeggi, M. da C., & Rocha, S. M. da. (2012). A pesquisa educacional com crianças: um estudo a partir de suas arrativas sobre o acolhimento em ambiente hospitalar. Revista Educação Em Questão, 44(30). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2012v44n30ID4080
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Artigos
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