A pesquisa educacional com crianças: um estudo a partir de suas arrativas sobre o acolhimento em ambiente hospitalar
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2012v44n30ID4080Keywords:
Narrativa. Infância. Educação e saúde.Abstract
Escutar as crianças sobre suas própriasexperiências e legitimar suas narrativascomo fonte de pesquisa representam nocampo científico uma dupla ruptura: quantoaos conceitos tradicionais de criança e deinfância e quanto à validade dessas fontes.Apresentaremos uma pesquisa realizadacom crianças portadoras de doenças crônicasque enfrentam os desenraizamentosprovocados pelo adoecimento e a hospitalizaçãocompulsória por longos períodos.Tematizamos, primeiramente, o apagamentode suas vozes e os estudos recentesda infância que reclamam novas posturasem pesquisa. Em seguida, situamos princípiosepistemológicos da pesquisa (auto)biográfica em Educação e da pesquisanarrativa em Psicologia, que fundamentamnossos métodos de recolha e interpretaçãode narrativas que nos pareceram mais significativospara os propósitos deste texto. Ofio condutor de nossa reflexão é apresentaro uso de narrativas autorreferenciais comoum modo de avançar no aprimoramentoda pesquisa interpretativa com crianças ea importância de pensar com elas espaçosde acolhimento da infância junto a educadores,professores, gestores, cuidadores.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
15-12-2012
How to Cite
Passeggi, M. da C., & Rocha, S. M. da. (2012). A pesquisa educacional com crianças: um estudo a partir de suas arrativas sobre o acolhimento em ambiente hospitalar. Journal Education in Question, 44(30). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2012v44n30ID4080
Issue
Section
Artigos
License
The Journal Education in Question shall retain the copyright in all articles that it publishes.
The authors and co-authors of articles and book reviews, published in the Journal Education in Question, shall wait for at least 1 (one) year before they are allowed to submit new works for publication.