Educação científica e gênero

contribuição dos podcasts para promoção da inclusão feminina na ciência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2025v63n77ID40824

Palavras-chave:

Educação científica, Comunicação científica, Podcast, Equidade de gênero

Resumo

Discutir questões de gênero na educação pode representar um caminho para que mulheres se reconheçam como protagonistas em áreas científicas. Assim, refletimos sobre como podcasts podem favorecer a construção e o fortalecimento da cultura científica de forma a contribuir para a inclusão e o protagonismo feminino na ciência. Para isso, analisamos três podcasts como ferramentas de comunicação científica entre estudantes do ensino médio, apresentando práticas docentes e suas contribuições para a construção de um ambiente inclusivo e equitativo no campo científico. Como abordagem metodológica, recorremos à Análise de Livre Interpretação. Constatamos que os podcasts possibilitam a ampliação do diálogo sobre ciência e a aproximação entre estudantes e pesquisadoras mulheres. Concluímos que os podcasts são recursos com potencial para a promoção de reflexões direcionadas à inclusão e à representatividade feminina na ciência.

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Biografia do Autor

Roberta Simões, Instituto Federal do Rio de Janeiro

É Prof.ª Dr.ª do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências do Instituto Federal do Rio de Janeiro. Integra o Grupo de Pesquisa em Ciência, Arte, Formação e Ensino

Marcus Vinicius Pereira, Instituto Federal do Rio de Janeiro

É Prof. Dr. do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências do Instituto Federal do Rio de Janeiro e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Integra o Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Educação e Cultura

Giselle Rôças, Instituto Federal do Rio de Janeiro

É Prof.ª Dr.ª do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências do Instituto Federal do Rio de Janeiro e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Integra o Grupo de Pesquisa em Ciência, Arte, Formação e Ensino

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Publicado

19-11-2025

Como Citar

Simões, R., Pereira, M. V., & Rôças, G. (2025). Educação científica e gênero: contribuição dos podcasts para promoção da inclusão feminina na ciência. Revista Educação Em Questão, 63(77). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2025v63n77ID40824

Edição

Seção

Artigos