Os estudos sobre gênero e diversidade sexual e as proposições da pedagogia queer para constituição de contextos escolares emancipatórios
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2012v44n30ID4083Palavras-chave:
Gênero. Diversidade sexual. Estudos queers. Educação escolar.Resumo
O investimento discursivo em torno dostemas “diversidade sexual” e “equidade degêneros” é indicativo de um tempo quandoa certeza sobre a “naturalidade” da heterossexualidadefoi desestabilizada. Este artigorevisa algumas reflexões desenvolvidas historicamentesobre o assunto e discute seusdesdobramentos na educação. Enfatizam-seas contribuições dos estudos queers que analisa,a partir da lógica desconstrucionista,os mecanismos de heteronormatização dasociedade, se opõe às abordagens socioantropológicassobre minorias sexuais ereivindica o desenvolvimento de contextosescolares emancipatórios, comprometidoscom a justiça, os direitos humanos e a valorizaçãodas diferenças. O artigo chama aatenção para a heterogeneidade dos discursos,as contraditórias práticas em ação emdiferentes países com tradição de pesquisanessa área e para o estado gestacional dessedebate no Brasil.Downloads
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Publicado
15-12-2012
Como Citar
Oliveira, A. L. A. R. M. de, Oliveira, A. M. de, & Miranda, M. H. G. de. (2012). Os estudos sobre gênero e diversidade sexual e as proposições da pedagogia queer para constituição de contextos escolares emancipatórios. Revista Educação Em Questão, 44(30). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2012v44n30ID4083
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Artigos
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