Os estudos sobre gênero e diversidade sexual e as proposições da pedagogia queer para constituição de contextos escolares emancipatórios

Autores

  • Anna Luiza Araújo Ramos Martins de Oliveira
  • Aurenéa Maria de Oliveira
  • Marcelo Henrique Gonçalves de Miranda

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2012v44n30ID4083

Palavras-chave:

Gênero. Diversidade sexual. Estudos queers. Educação escolar.

Resumo

O investimento discursivo em torno dostemas “diversidade sexual” e “equidade degêneros” é indicativo de um tempo quandoa certeza sobre a “naturalidade” da heterossexualidadefoi desestabilizada. Este artigorevisa algumas reflexões desenvolvidas historicamentesobre o assunto e discute seusdesdobramentos na educação. Enfatizam-seas contribuições dos estudos queers que analisa,a partir da lógica desconstrucionista,os mecanismos de heteronormatização dasociedade, se opõe às abordagens socioantropológicassobre minorias sexuais ereivindica o desenvolvimento de contextosescolares emancipatórios, comprometidoscom a justiça, os direitos humanos e a valorizaçãodas diferenças. O artigo chama aatenção para a heterogeneidade dos discursos,as contraditórias práticas em ação emdiferentes países com tradição de pesquisanessa área e para o estado gestacional dessedebate no Brasil.

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Biografia do Autor

Anna Luiza Araújo Ramos Martins de Oliveira

Profa. Dra. Anna Luiza Araújo Ramos Martins de OliveiraUniversidade Federal de PernambucoNúcleo de Formação DocenteCentro Acadêmico do AgresteGrupo de Pesquisa (CNPq)| Subjetividades Coletivas, Processos deResistência e Inovações Políticas em Práticas EducacionaisE-mail | alarmo@uol.com.br

Aurenéa Maria de Oliveira

Profa. Dra. Aurenéa Maria de OliveiraUniversidade Federal de PernambucoCentro de EducaçãoDepartamento de Fundamentos Sócio-Filosóficos da EducaçãoGrupo de Pesquisa (CNPq)| Subjetividades Coletivas, Processos deResistência e Inovações Políticas em Práticas EducacionaisE-mail | arenea@yahoo.com.br

Marcelo Henrique Gonçalves de Miranda

Prof. Dr. Marcelo Henrique Gonçalves de MirandaUniversidade Federal de PernambucoCentro de EducaçãoDepartamento de Fundamentos Sócio-Filosóficos da EducaçãoGrupo de Pesquisa (CNPq)| Subjetividades Coletivas, Processos deResistência e Inovações Políticas em Práticas EducacionaisE-mail | mm.marcelohenrique@yahoo.com.br

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Publicado

15-12-2012

Como Citar

Oliveira, A. L. A. R. M. de, Oliveira, A. M. de, & Miranda, M. H. G. de. (2012). Os estudos sobre gênero e diversidade sexual e as proposições da pedagogia queer para constituição de contextos escolares emancipatórios. Revista Educação Em Questão, 44(30). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2012v44n30ID4083

Edição

Seção

Artigos