Os estudos sobre gênero e diversidade sexual e as proposições da pedagogia queer para constituição de contextos escolares emancipatórios

Autores/as

  • Anna Luiza Araújo Ramos Martins de Oliveira
  • Aurenéa Maria de Oliveira
  • Marcelo Henrique Gonçalves de Miranda

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2012v44n30ID4083

Palabras clave:

Gênero. Diversidade sexual. Estudos queers. Educação escolar.

Resumen

O investimento discursivo em torno dostemas “diversidade sexual” e “equidade degêneros” é indicativo de um tempo quandoa certeza sobre a “naturalidade” da heterossexualidadefoi desestabilizada. Este artigorevisa algumas reflexões desenvolvidas historicamentesobre o assunto e discute seusdesdobramentos na educação. Enfatizam-seas contribuições dos estudos queers que analisa,a partir da lógica desconstrucionista,os mecanismos de heteronormatização dasociedade, se opõe às abordagens socioantropológicassobre minorias sexuais ereivindica o desenvolvimento de contextosescolares emancipatórios, comprometidoscom a justiça, os direitos humanos e a valorizaçãodas diferenças. O artigo chama aatenção para a heterogeneidade dos discursos,as contraditórias práticas em ação emdiferentes países com tradição de pesquisanessa área e para o estado gestacional dessedebate no Brasil.

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Biografía del autor/a

Anna Luiza Araújo Ramos Martins de Oliveira

Profa. Dra. Anna Luiza Araújo Ramos Martins de OliveiraUniversidade Federal de PernambucoNúcleo de Formação DocenteCentro Acadêmico do AgresteGrupo de Pesquisa (CNPq)| Subjetividades Coletivas, Processos deResistência e Inovações Políticas em Práticas EducacionaisE-mail | alarmo@uol.com.br

Aurenéa Maria de Oliveira

Profa. Dra. Aurenéa Maria de OliveiraUniversidade Federal de PernambucoCentro de EducaçãoDepartamento de Fundamentos Sócio-Filosóficos da EducaçãoGrupo de Pesquisa (CNPq)| Subjetividades Coletivas, Processos deResistência e Inovações Políticas em Práticas EducacionaisE-mail | arenea@yahoo.com.br

Marcelo Henrique Gonçalves de Miranda

Prof. Dr. Marcelo Henrique Gonçalves de MirandaUniversidade Federal de PernambucoCentro de EducaçãoDepartamento de Fundamentos Sócio-Filosóficos da EducaçãoGrupo de Pesquisa (CNPq)| Subjetividades Coletivas, Processos deResistência e Inovações Políticas em Práticas EducacionaisE-mail | mm.marcelohenrique@yahoo.com.br

Publicado

15-12-2012

Cómo citar

Oliveira, A. L. A. R. M. de, Oliveira, A. M. de, & Miranda, M. H. G. de. (2012). Os estudos sobre gênero e diversidade sexual e as proposições da pedagogia queer para constituição de contextos escolares emancipatórios. Educación En Cuestión, 44(30). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2012v44n30ID4083