O estágio na formação de professores presencial e a distância: a experiência do curso de matemática da UFPEL

Autores

  • Nadiane Feldkercher
  • Maria das Graças Gonçalves Pinto

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2012v44n30ID4084

Palavras-chave:

Estágio curricular supervisionado. Licenciatura em matemática a distância. Licenciatura em matemática presencial.

Resumo

Neste trabalho, objetivamos investigar comose desenvolvem os estágios nos Cursos deLicenciatura em Matemática a Distânciae Presencial da Universidade Federal dePelotas, na perspectiva de professores orientadores,coordenadoras de polo e alunosestagiários. Para a coleta de dados, utilizamosa entrevista individual e análise dedocumentos – Projetos Pedagógicos (PPs)dos dois Cursos. A análise esteve pautadana abordagem qualitativa e fundamentada,entre outros, em Pimenta e Lima (2004), Lima(2009) e nas orientações legais acerca doestágio. Percebemos que, nos dois cursos,a organização curricular do estágio é idêntica;que existem inúmeras limitações nodesenvolvimento do estágio e que os estagiáriosconcebem o estágio como o momentode colocar em prática as teorias, aproximando-se do futuro campo de atuação. Osestagiários do Curso a Distância sentem-semais assessorados quanto à orientação eacompanhamento do estágio.

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Biografia do Autor

Nadiane Feldkercher

Profa. Ms. Nadiane FeldkercherUniversidade Federal de Pelotas | UFPelFaculdade de EducaçãoDoutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação |UFPelBolsista CAPES/DSGrupo de Estudos e Pesquisas | Estágio e Formação de Professores |GEPEFOPE-mail | nadianefel@yahoo.com.br

Maria das Graças Gonçalves Pinto

Profa. Dra. Maria das Graças Gonçalves PintoUniversidade Federal de PelotasFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLíder do Grupo de Estudos e Pesquisas | Estágio e Formação deProfessores | GEPEFOPE-mail | profgra@gmail.com

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Publicado

15-12-2012

Como Citar

Feldkercher, N., & Pinto, M. das G. G. (2012). O estágio na formação de professores presencial e a distância: a experiência do curso de matemática da UFPEL. Revista Educação Em Questão, 44(30). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2012v44n30ID4084

Edição

Seção

Artigos