As motivações de professores de ciências para a formação contínua a distância

Autores

  • Paulo Sérgio Garcia
  • Nelio Bizzo

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2012v44n30ID4085

Palavras-chave:

Motivação. Formação contínua a distância. Professores de ciências.

Resumo

Este estudo tem por objetivo evidenciar e analisaro perfil e as motivações de professoresde ciências que participaram de programasde Formação Contínua a Distância (FCD).Analisou-se a motivação inicial (MI), osmotivos que atraem esses professores paraFCD, relacionando o perfil desse professor(gênero, idade) a essa motivação inicial.Analisaram-se também os fatores que mantiveramesses profissionais motivados durante aformação. Os dados foram coletados (N=75)através de entrevistas e questionários. As análisespermitiram categorizar os fatores da MIem três domínios: pessoal, profissional e deconveniência. Apesar de certo equilíbrio, odomínio profissional foi mais determinantepara atrair os participantes. O tema, a relevânciados conhecimentos e a flexibilidadede horários foram decisivos para manter ointeresse dos professores durante a formação.Com esses resultados, universidades e formadoresdispõem de elementos para atrair emanter os professores em programas de FCD,contribuindo, dessa forma, para a melhoriado Ensino de Ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Sérgio Garcia

Prof. Dr. Paulo Sérgio GarciaUniversidade de São PauloFaculdade de EducaçãoGrupos de Pesquisa | Ensino de Ciência e Ensino deCiências e Educação a Distância

Nelio Bizzo

Prof. Dr. Nelio BizzoUniversidade de São PauloFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoGrupos de Pesquisa | Ensino de Ciência e Ensino de Ciências e Educação a DistânciaEmail | bizzo@usp.br

Downloads

Publicado

15-12-2012

Como Citar

Garcia, P. S., & Bizzo, N. (2012). As motivações de professores de ciências para a formação contínua a distância. Revista Educação Em Questão, 44(30). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2012v44n30ID4085

Edição

Seção

Artigos