As motivações de professores de ciências para a formação contínua a distância

Autores/as

  • Paulo Sérgio Garcia
  • Nelio Bizzo

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2012v44n30ID4085

Palabras clave:

Motivação. Formação contínua a distância. Professores de ciências.

Resumen

Este estudo tem por objetivo evidenciar e analisaro perfil e as motivações de professoresde ciências que participaram de programasde Formação Contínua a Distância (FCD).Analisou-se a motivação inicial (MI), osmotivos que atraem esses professores paraFCD, relacionando o perfil desse professor(gênero, idade) a essa motivação inicial.Analisaram-se também os fatores que mantiveramesses profissionais motivados durante aformação. Os dados foram coletados (N=75)através de entrevistas e questionários. As análisespermitiram categorizar os fatores da MIem três domínios: pessoal, profissional e deconveniência. Apesar de certo equilíbrio, odomínio profissional foi mais determinantepara atrair os participantes. O tema, a relevânciados conhecimentos e a flexibilidadede horários foram decisivos para manter ointeresse dos professores durante a formação.Com esses resultados, universidades e formadoresdispõem de elementos para atrair emanter os professores em programas de FCD,contribuindo, dessa forma, para a melhoriado Ensino de Ciências.

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Biografía del autor/a

Paulo Sérgio Garcia

Prof. Dr. Paulo Sérgio GarciaUniversidade de São PauloFaculdade de EducaçãoGrupos de Pesquisa | Ensino de Ciência e Ensino deCiências e Educação a Distância

Nelio Bizzo

Prof. Dr. Nelio BizzoUniversidade de São PauloFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoGrupos de Pesquisa | Ensino de Ciência e Ensino de Ciências e Educação a DistânciaEmail | bizzo@usp.br

Publicado

15-12-2012

Cómo citar

Garcia, P. S., & Bizzo, N. (2012). As motivações de professores de ciências para a formação contínua a distância. Educación En Cuestión, 44(30). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2012v44n30ID4085