Formação docente na Revista Educação em Questão

uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2025v63n77ID40940

Palavras-chave:

Formação docente, Prática pedagógica, Formação Humana Integral, Revisão Integrativa

Resumo

O objetivo do artigo foi analisar os estudos publicados na Revista Educação em Questão, no período de 2020 a 2025, buscando identificar perspectivas que apontem para a superação das tensões entre os limites estruturais e uma formação docente comprometida com a transformação social. Como método, foi utilizada a revisão integrativa. Entre os principais referenciais teóricos adotados estão Saviani (2021), Mészáros (2005) e Silva (2019). A pesquisa, feita com cinco artigos, concluiu  que é imperativo analisar os efeitos concretos de propostas críticas de formação docente sobre a prática pedagógica, autonomia docente e transformação da realidade escolar. Dessa forma, o estudo apontou para a urgência em ampliar investigações empíricas que acompanhem processos formativos em contextos reais de trabalho docente.

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Biografia do Autor

Gilvan Luiz Machado Costa , Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

É Prof. Dr. do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina. É Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre o Ensino Médio

 

Carla Gonçalves Pereira Matiolla, Universidade do Sul de Santa Catarina UNISUL

É Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina. Integra o Grupo de Estudo e Pesquisa sobre o Ensino Médio

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Publicado

19-11-2025

Como Citar

Costa , G. L. M., & Matiolla, C. G. P. (2025). Formação docente na Revista Educação em Questão: uma revisão integrativa. Revista Educação Em Questão, 63(77). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2025v63n77ID40940

Edição

Seção

Artigos