Formação docente na Revista Educação em Questão
uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2025v63n77ID40940Palavras-chave:
Formação docente, Prática pedagógica, Formação Humana Integral, Revisão IntegrativaResumo
O objetivo do artigo foi analisar os estudos publicados na Revista Educação em Questão, no período de 2020 a 2025, buscando identificar perspectivas que apontem para a superação das tensões entre os limites estruturais e uma formação docente comprometida com a transformação social. Como método, foi utilizada a revisão integrativa. Entre os principais referenciais teóricos adotados estão Saviani (2021), Mészáros (2005) e Silva (2019). A pesquisa, feita com cinco artigos, concluiu que é imperativo analisar os efeitos concretos de propostas críticas de formação docente sobre a prática pedagógica, autonomia docente e transformação da realidade escolar. Dessa forma, o estudo apontou para a urgência em ampliar investigações empíricas que acompanhem processos formativos em contextos reais de trabalho docente.
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Referências
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