Indicadores sintéticos e humanidades

avaliação em larga escala no Brasil e no Rio Grande do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2025v63n77ID41072

Palavras-chave:

Avaliação externa, Indicadores sintéticos, Humanidades, Educação básica

Resumo

Avaliações externas de larga escala, como o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) e o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (Saers), orientam políticas públicas e práticas pedagógicas no Brasil. Ao privilegiarem áreas do conhecimento como Leitura, Matemática e Ciências, essas avaliações marginalizam as humanidades, limitando o desenvolvimento integral dos estudantes. Este estudo, de abordagem documental e bibliográfica, analisa os impactos da exclusão das humanidades dessas avaliações, discute suas implicações para a formação integral e propõe estratégias para promover um modelo avaliativo mais inclusivo na educação básica brasileira e gaúcha. A análise mostrou que a exclusão das humanidades gera fragmentação curricular, o que distancia a própria educação de uma formação integral, empobrecendo competências críticas e socioemocionais, reforçando a lógica tecnicista. Por fim, propõe-se um modelo híbrido de avaliação, que combine indicadores sintéticos e abordagens qualitativas para integrar saberes humanísticos ao monitoramento da qualidade educacional, promovendo uma educação básica equitativa, formativa e orientada à uma formação humana consistente.

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Biografia do Autor

Arminda Almeida da Rosa, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

É Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Integra o Grupo de Pesquisa Ética, Educação e Formação de Professores

 

Arnaldo Nogaro, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

É Prof. Dr. do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. É Líder do Grupo de Pesquisa Ética, Educação e Formação de Professores

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Publicado

19-11-2025

Como Citar

Rosa, A. A. da, & Nogaro, A. (2025). Indicadores sintéticos e humanidades: avaliação em larga escala no Brasil e no Rio Grande do Sul. Revista Educação Em Questão, 63(77). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2025v63n77ID41072

Edição

Seção

Artigos