O conceito de pesquisa colaborativa: a idéia de uma aproximação entre pesquisadores universitários e professores práticos

Autores

  • Serge Desgagné Université Laval

Palavras-chave:

Pesquisa colaborativa. Pesquisa educacional e formação. Prática docente.

Resumo

Este artigo descreve as bases conceituais da abordagem colaborativa de pesquisa em educação, especificamente, aquela abordagem que reúne pesquisadores universitários e docentes acerca de questões relativas ao seu exercício profissional. Três enunciados estruturam esta conceituação: 1) a abordagem colaborativa supõe um processo de co-construção entre os  parceiros envolvidos; 2) joga simultaneamente sobre dois registros, que é o da produção de conhecimentos e o do desenvolvimento profissional dos docentes;
3) contribui para a aproximação e mediação entre comunidade de pesquisa
e escolar. No horizonte desses três enunciados se perfila uma visão socioconstrutivista do “saber” a ser desenvolvido, a partir de um processo coletivo de interpretação, no qual teoria e prática se relacionam  constantemente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Serge Desgagné, Université Laval

Serge Desgagné
Université Laval | Québec | Canadá
Departamento de Psicopedagogia, de Didática e de Tecnologia Educativa
E-mail | serge.desgagne@fse.ulaval.ca

Downloads

Publicado

15-08-2007

Como Citar

Desgagné, S. (2007). O conceito de pesquisa colaborativa: a idéia de uma aproximação entre pesquisadores universitários e professores práticos. Revista Educação Em Questão, 29(15). Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4443

Edição

Seção

Artigos