O conceito de pesquisa colaborativa: a idéia de uma aproximação entre pesquisadores universitários e professores práticos
Palavras-chave:
Pesquisa colaborativa. Pesquisa educacional e formação. Prática docente.Resumo
Este artigo descreve as bases conceituais da abordagem colaborativa de pesquisa em educação, especificamente, aquela abordagem que reúne pesquisadores universitários e docentes acerca de questões relativas ao seu exercício profissional. Três enunciados estruturam esta conceituação: 1) a abordagem colaborativa supõe um processo de co-construção entre os parceiros envolvidos; 2) joga simultaneamente sobre dois registros, que é o da produção de conhecimentos e o do desenvolvimento profissional dos docentes;3) contribui para a aproximação e mediação entre comunidade de pesquisa
e escolar. No horizonte desses três enunciados se perfila uma visão socioconstrutivista do “saber” a ser desenvolvido, a partir de um processo coletivo de interpretação, no qual teoria e prática se relacionam constantemente.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
15-08-2007
Como Citar
Desgagné, S. (2007). O conceito de pesquisa colaborativa: a idéia de uma aproximação entre pesquisadores universitários e professores práticos. Revista Educação Em Questão, 29(15). Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4443
Edição
Seção
Artigos
Licença
À Revista Educação em Questão ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados.
A Revista Educação em Questão reserva-se ao direito de não publicar artigos e resenhas de mesma autoria (ou em co-autoria) em intervalos inferiores há 1 (um) ano.