Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE): a gestão escolar necessária frente às diretrizes educacionais do Banco Mundial

  • Sonia Maria Borges de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Política educacional. Gestão escolar. Fundescola.

Resumo

O PDE é um produto do programa FUNDESCOLA destinado a aperfeiçoar a gestão da escola pública, visando melhorar a qualidade do ensino  oferecido. Para o alcance desse objetivo, o Programa investe técnica e financeiramente para que a escola “incorpore” a metodologia do  planejamento estratégico e os princípios da qualidade total, com a implementação do PDE. Este artigo  apresenta o contexto que engendra a formulação do PDE, bem como a análise do referencial teórico que o sustenta a partir do estudo de sua metodologia
e respectivos processos de elaboração e implementação por uma escola pública do município de Dourados-MS, no período de 1999 a 2002. O estudo contribuiu para estabelecer os nexos desse fenômeno com as transformações econômicas, políticas e sociais desencadeadas, a partir dos anos de 1970, no mundo capitalista.

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Biografia do Autor

Sonia Maria Borges de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sonia Maria Borges de Oliveira
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em  Educação
Linha de Pesquisa Estado e Políticas Públicas de  Educação
E-mail | soniamari7@hotmail.com
Publicado
15-08-2007
Como Citar
Oliveira, S. M. B. de. (2007). Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE): a gestão escolar necessária frente às diretrizes educacionais do Banco Mundial. Revista Educação Em Questão, 29(15). Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4454
Seção
Artigos