Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE): a gestão escolar necessária frente às diretrizes educacionais do Banco Mundial

Autores/as

  • Sonia Maria Borges de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palabras clave:

Política educacional. Gestão escolar. Fundescola.

Resumen

O PDE é um produto do programa FUNDESCOLA destinado a aperfeiçoar a gestão da escola pública, visando melhorar a qualidade do ensino  oferecido. Para o alcance desse objetivo, o Programa investe técnica e financeiramente para que a escola “incorpore” a metodologia do  planejamento estratégico e os princípios da qualidade total, com a implementação do PDE. Este artigo  apresenta o contexto que engendra a formulação do PDE, bem como a análise do referencial teórico que o sustenta a partir do estudo de sua metodologia
e respectivos processos de elaboração e implementação por uma escola pública do município de Dourados-MS, no período de 1999 a 2002. O estudo contribuiu para estabelecer os nexos desse fenômeno com as transformações econômicas, políticas e sociais desencadeadas, a partir dos anos de 1970, no mundo capitalista.

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Biografía del autor/a

Sonia Maria Borges de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Sonia Maria Borges de Oliveira
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em  Educação
Linha de Pesquisa Estado e Políticas Públicas de  Educação
E-mail | soniamari7@hotmail.com

Publicado

15-08-2007

Cómo citar

Oliveira, S. M. B. de. (2007). Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE): a gestão escolar necessária frente às diretrizes educacionais do Banco Mundial. Educación En Cuestión, 29(15). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4454