Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE): a gestão escolar necessária frente às diretrizes educacionais do Banco Mundial

Autores

  • Sonia Maria Borges de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Política educacional. Gestão escolar. Fundescola.

Resumo

O PDE é um produto do programa FUNDESCOLA destinado a aperfeiçoar a gestão da escola pública, visando melhorar a qualidade do ensino  oferecido. Para o alcance desse objetivo, o Programa investe técnica e financeiramente para que a escola “incorpore” a metodologia do  planejamento estratégico e os princípios da qualidade total, com a implementação do PDE. Este artigo  apresenta o contexto que engendra a formulação do PDE, bem como a análise do referencial teórico que o sustenta a partir do estudo de sua metodologia
e respectivos processos de elaboração e implementação por uma escola pública do município de Dourados-MS, no período de 1999 a 2002. O estudo contribuiu para estabelecer os nexos desse fenômeno com as transformações econômicas, políticas e sociais desencadeadas, a partir dos anos de 1970, no mundo capitalista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sonia Maria Borges de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Sonia Maria Borges de Oliveira
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em  Educação
Linha de Pesquisa Estado e Políticas Públicas de  Educação
E-mail | soniamari7@hotmail.com

Downloads

Publicado

15-08-2007

Como Citar

Oliveira, S. M. B. de. (2007). Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE): a gestão escolar necessária frente às diretrizes educacionais do Banco Mundial. Revista Educação Em Questão, 29(15). Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4454

Edição

Seção

Artigos