A educação doméstica no Brasil de oitocentos

Autores/as

  • Maria Celi Chaves Vasconcelos Universidade do Estado do Rio de Janeiro Universidade Católica de Petrópolis

Palabras clave:

Educação doméstica. Escola estatal. Mestres. Professores particulares. Preceptores. Elites. Brasil oitocentista.

Resumen

O presente artigo é uma reflexão a partir do livro A Casa e os seus Mestres: a educação no Brasil de Oitocentos (VASCONCELOS, 2005), no qual é apresentada a trajetória da educação doméstica, sistema utilizado pelas elites para a educação de seus filhos no século XIX. Este artigo pretende demonstrar como a educação realizada em casa foi uma modalidade reconhecida de educação durante o Oitocentos e, de que forma, nesse mesmo período a escola estatal vai adquirindo sua oficialidade e se tornando obrigatória,  destituindo a educação doméstica do seu lugar reconhecido de formação e instrução. São abordados ainda, aspectos da prática da educação nas casas, como as características de seus agentes, a configuração dos espaços utilizados
e os métodos de ensino adotados.

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Biografía del autor/a

Maria Celi Chaves Vasconcelos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro Universidade Católica de Petrópolis

Profa. Dra. Maria Celi Chaves Vasconcelos
Faculdade de Educação
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Programa de Mestrado da Faculdade de Educação da Universidade Católica de Petrópolis
Pesquisadora nas áreas de Políticas Públicas e História da Educação

Publicado

15-06-2007

Cómo citar

Vasconcelos, M. C. C. (2007). A educação doméstica no Brasil de oitocentos. Educación En Cuestión, 28(14). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4463