A escola do psiquismo na argumentação de Arthur Ramos
Palavras-chave:
Educação brasileira (história). Escola Nova. Psicanálise.Resumo
O tema do trabalho é a idéia de escola como lugar destinado a educar por meio da interferência nos componentes psicológicos dos educandos. Inicialmente, o escrito discorre sobre as concepções filosóficas e educacionais de Rousseau, Kant, Fichte e Dewey. A seguir, utilizando a “nova retórica” de Perelman e Olbrechts-Tyteca, são analisados os argumentos de Arthur Ramos em defesa da aplicação dos conceitos psicanalíticos na educação, conforme expressos em seu livro Educação e psicanálise, publicado em 1934, em meio aos debates sobre a identidade da Escola Nova no Brasil. Para isso, utilizamos à metodologia baseada na “nova retórica” de Perelman e Olbrechts-Tyteca.Downloads
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Publicado
15-06-2007
Como Citar
Cunha, M. V. da, & Sircilli, F. (2007). A escola do psiquismo na argumentação de Arthur Ramos. Revista Educação Em Questão, 28(14). Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4468
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Artigos
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