A escola do psiquismo na argumentação de Arthur Ramos
Keywords:
Educação brasileira (história). Escola Nova. Psicanálise.Abstract
O tema do trabalho é a idéia de escola como lugar destinado a educar por meio da interferência nos componentes psicológicos dos educandos. Inicialmente, o escrito discorre sobre as concepções filosóficas e educacionais de Rousseau, Kant, Fichte e Dewey. A seguir, utilizando a “nova retórica” de Perelman e Olbrechts-Tyteca, são analisados os argumentos de Arthur Ramos em defesa da aplicação dos conceitos psicanalíticos na educação, conforme expressos em seu livro Educação e psicanálise, publicado em 1934, em meio aos debates sobre a identidade da Escola Nova no Brasil. Para isso, utilizamos à metodologia baseada na “nova retórica” de Perelman e Olbrechts-Tyteca.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
15-06-2007
How to Cite
Cunha, M. V. da, & Sircilli, F. (2007). A escola do psiquismo na argumentação de Arthur Ramos. Journal Education in Question, 28(14). Retrieved from https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4468
Issue
Section
Artigos
License
The Journal Education in Question shall retain the copyright in all articles that it publishes.
The authors and co-authors of articles and book reviews, published in the Journal Education in Question, shall wait for at least 1 (one) year before they are allowed to submit new works for publication.