História e historiografia das instituições escolares: percursos de pesquisa e questões teórico-metodológicas

Autores

  • Décio Gatti Júnior Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

História da educação. História das instituições escolares. Historiografia.

Resumo

Estudo dedicado principalmente à análise do percurso da pesquisa em História
da Educação em termos mundiais e nacionais, com ênfase nas diferenças de enfoque conferido à temática das instituições escolares; ás questões terminológicas e conceituais vinculadas ao emprego do termo “instituição” e da locução “instituição escolar”; ao exame das diferentes proposições teóricas e categoriais para a pesquisa histórica sobre as instituições escolares; a reflexão sobre os limites e dificuldades da pesquisa na temática das instituições escolares; a apresentação de algumas recomendações para a pesquisa no âmbito da História das Instituições Escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Décio Gatti Júnior, Universidade Federal de Uberlândia

Prof. Dr. Décio Gatti Júnior
Universidade Federal de Uberlândia
Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em
História e Historiografia da Educação (NEPHEIUFU)
E-mail | degatti@ufu.br

Downloads

Publicado

15-06-2007

Como Citar

Gatti Júnior, D. (2007). História e historiografia das instituições escolares: percursos de pesquisa e questões teórico-metodológicas. Revista Educação Em Questão, 28(14). Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4469

Edição

Seção

Artigos