História e historiografia das instituições escolares: percursos de pesquisa e questões teórico-metodológicas

Autores/as

  • Décio Gatti Júnior Universidade Federal de Uberlândia

Palabras clave:

História da educação. História das instituições escolares. Historiografia.

Resumen

Estudo dedicado principalmente à análise do percurso da pesquisa em História
da Educação em termos mundiais e nacionais, com ênfase nas diferenças de enfoque conferido à temática das instituições escolares; ás questões terminológicas e conceituais vinculadas ao emprego do termo “instituição” e da locução “instituição escolar”; ao exame das diferentes proposições teóricas e categoriais para a pesquisa histórica sobre as instituições escolares; a reflexão sobre os limites e dificuldades da pesquisa na temática das instituições escolares; a apresentação de algumas recomendações para a pesquisa no âmbito da História das Instituições Escolares.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Décio Gatti Júnior, Universidade Federal de Uberlândia

Prof. Dr. Décio Gatti Júnior
Universidade Federal de Uberlândia
Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em
História e Historiografia da Educação (NEPHEIUFU)
E-mail | degatti@ufu.br

Publicado

15-06-2007

Cómo citar

Gatti Júnior, D. (2007). História e historiografia das instituições escolares: percursos de pesquisa e questões teórico-metodológicas. Educación En Cuestión, 28(14). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4469