As infâncias na creche ?cenas do cotidiano
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2013v45n31ID5106Palavras-chave:
Infância. Crianças. CrecheResumo
Este artigo tem por objetivo dar visibilidade a questões emblemáticas em torno das infâncias vividas no espaço institucional creche. Imagens e concepções de infância e criança são problematizadas, com o objetivo de discutir por que e como ainda hoje temos tanta dificuldade de garantir às crianças o que lhes foi outorgado em lei, há tanto tempo ? o direito à participação. Ancorada no aporte conceitual e metodológico da Sociologia da Infância, usa dos procedimentos etnográficos para captar as diferentes formas expressivas e modos de viver a infância na creche. Partindo do princípio de que as crianças são agentes sociais, problematiza o quanto práticas de silenciamento e, portanto, de invisibilidade do que as crianças dizem, fazem, brincam, sentem, pensam, ainda são engendradas nas instituições educativo-pedagógicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À Revista Educação em Questão ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados.
A Revista Educação em Questão reserva-se ao direito de não publicar artigos e resenhas de mesma autoria (ou em co-autoria) em intervalos inferiores há 1 (um) ano.