As infâncias na creche ?cenas do cotidiano

Autores/as

  • Julice Dias Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Luciana Mara Espíndola Santos Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2013v45n31ID5106

Palabras clave:

Infância. Crianças. Creche

Resumen

Este artigo tem por objetivo dar visibilidade a questões emblemáticas em torno das infâncias vividas no espaço institucional creche. Imagens e concepções de infância e criança são problematizadas, com o objetivo de discutir por que e como ainda hoje temos tanta dificuldade de garantir às crianças o que lhes foi outorgado em lei, há tanto tempo ? o direito à participação. Ancorada no aporte conceitual e metodológico da Sociologia da Infância, usa dos procedimentos etnográficos para captar as diferentes formas expressivas e modos de viver a infância na creche. Partindo do princípio de que as crianças são agentes sociais, problematiza o quanto práticas de silenciamento e, portanto, de invisibilidade do que as crianças dizem, fazem, brincam, sentem, pensam, ainda são engendradas nas instituições educativo-pedagógicas.

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Biografía del autor/a

Julice Dias, Universidade do Estado de Santa Catarina

Profa. Dra. Julice Dias
Universidade do Estado de Santa Catarina | UDESC
Departamento de Pedagogia
Grupo de Estudos em Educação Infantil
E-mail| julice.dias@hotmail.com

Luciana Mara Espíndola Santos, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda Luciana Mara Espíndola Santos
Universidade do Estado de Santa Catarina | UDESC
Programa de Pós-Graduação em Educação
Professora da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis |Santa Catarina
Grupo de Pesquisa Sociedade, Memória e Educação
E-mail| luciana_espin@hotmail.com

Publicado

15-04-2013

Cómo citar

Dias, J., & Santos, L. M. E. (2013). As infâncias na creche ?cenas do cotidiano. Educación En Cuestión, 45(31). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2013v45n31ID5106