A constituição da subjetividade docente no Brasil: um contexto global

Autores

  • Stephen J. Ball Universidade de Londres
  • Patrick Bailey Universidade de Londres
  • Paula Mena Universidade de Londres
  • Pablo Del Monte Universidade de Londres
  • Diego Santori Universidade de Londres
  • Chun-ying Tseng Universidade de Londres
  • Helen Young Universidade de Londres
  • Antonio Olmedo Universidade de Londres

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2013v46n32ID5114

Palavras-chave:

Reforma educacional. Neoliberalismo. Performatividade. Trabalho docente.

Resumo

Este artigo explora aspectos das reformas educacionais que estão ocorrendo no Brasil, relacionando-os com uma ‘visão global’ que se aproxima das tendências e semelhanças que podem ser encontradas nas reformas educativas neoliberais em todo o mundo. Nós vamos delinear inúmeros processos inter-relacionados que se fazem presentes na escola como um local de trabalho, incluindo a intensificação do trabalho docente, a flexibilização da força de trabalho no ensino e a liberação da oferta de serviços na educação pública. O que será mostrado é que esses processos tem sido determinados por políticas neoliberais em escala global, por intermédio de uma combinação de privatizações endógenas e exógenas. As reformas que ocorrem no Brasil, e em muitos lugares, agem poderosamente não somente sobre as práticas e os valores da educação pública, mas também sobre as relações sociais no interior da escola e no entorno e para além do escolar. Elas tem um impacto significativo sobre o profissionalismo docente e opera para constituir docentes e suas subjetividades como performance e competição. Embora enfatizemos tendências gerais das reformas educativas neoliberais, também assistimos a algumas políticas locais específicas em inúmeros países.

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Biografia do Autor

Stephen J. Ball, Universidade de Londres

Prof. Dr. Stephen J. Ball
Universidade de Londres
Instituto de Educação
Centro de Estudos Críticos em Políticas Educacionais
E-mail | s.ball@ioe.ac.uk

Patrick Bailey, Universidade de Londres

Patrick Bailey | Ph. D. Student
Universidade de Londres
Instituto de Educação
Centro de Estudos Críticos em Políticas Educacionais
E-mail | pbailey@ioe.ac.uk

Paula Mena, Universidade de Londres

Paula Mena | Ph. D. Student
Universidade de Londres
Instituto de Educação
Centro de Estudos Críticos em Políticas Educacionais
E-mail | pmena@ioe.ac.uk

Pablo Del Monte, Universidade de Londres

Pablo Del Monte | Ph. D. Student
Universidade de Londres
Instituto de Educação
Centro de Estudos Críticos em Políticas Educacionais
E-mail | pdelmonte@ioe.ac.uk

Diego Santori, Universidade de Londres

Diego Santori | Ph. D. Student
Universidade de Londres
Instituto de Educação
Centro de Estudos Críticos em Políticas Educacionais
E-mail | d.santori@ioe.ac.uk

Chun-ying Tseng, Universidade de Londres

Dr. Chun-ying Tseng
Universidade de Londres
Instituto de Educação
Centro de Estudos Críticos em Políticas Educacionais
E-mail | vernalblue@hotmail.com

Helen Young, Universidade de Londres

Helen Young | Ph. D. Student
Universidade de Londres
Instituto de Educação
Centro de Estudos Críticos em Políticas Educacionais
E-mail | hyoung03@ioe.ac.uk

Antonio Olmedo, Universidade de Londres

Dr. Antonio Olmedo
Universidade de Londres
Instituto de Educação
Centro de Estudos Críticos em Políticas Educacionais
E-mail | a.olmedo@ioe.ac.uk

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Publicado

15-08-2013

Como Citar

Ball, S. J., Bailey, P., Mena, P., Del Monte, P., Santori, D., Tseng, C.- ying, Young, H., & Olmedo, A. (2013). A constituição da subjetividade docente no Brasil: um contexto global. Revista Educação Em Questão, 46(32). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2013v46n32ID5114

Edição

Seção

Artigos