As condições do trabalho docente na educação infantil no Brasil: alguns resultados de pesquisa (2002-2012)

Autores

  • Lívia Fraga Vieira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Tiago Grama de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2013v46n32ID5125

Palavras-chave:

Condições do trabalho docente. Educação infantil. Revisão bibliográfica.

Resumo

A partir de um levantamento bibliográfico inicial, que compreende o período entre 2002 e 2012, de artigos em periódicos disponibilizados pela base SciELO Brasil, de trabalhos apresentados nas reuniões anuais da ANPEd e de dissertações/ teses cujos resumos constam no Banco de Teses da Capes, produzimos um quadro com os principais fatores que constituem as circunstâncias condicionantes do trabalho docente em creches e pré-escolas brasileiras. Os resultados, obtidos a partir de descritores como “trabalho”, “educação” e “infantil”, foram classificados segundo os principais aspectos relacionados às condições de trabalho conforme a literatura na área: identidade/aspectos subjetivos, políticas públicas educacionais, condições profissionais e saúde/bem-estar. Constatamos que a realidade profissional das/os trabalhadoras/es da educação infantil no Brasil é marcada pela atribuição de obrigações que não possuem respaldo nas condições de realização fornecidas pelo poder público. Situações de estresse, mal-estar, adoecimento e insatisfação laboral foram frequentemente relatadas nos estudos.

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Biografia do Autor

Lívia Fraga Vieira, Universidade Federal de Minas Gerais

Profa. Dra. Lívia Fraga Vieira
Universidade Federal de Minas Gerais
Faculdade de Educação
Departamento de Administração Escolar
Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente | GESTRADO
Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Infância e Educação Infantil | NEPEI
E-mail | liviafraga@globo.com

Tiago Grama de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Tiago Grama de Oliveira
Graduando em Ciências Sociais
Universidade Federal de Minas Gerais
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente | GESTRADO
Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Infância e Educação Infantil | NEPEI
E-mail | ot.grama@gmail.com

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Publicado

15-08-2013

Como Citar

Vieira, L. F., & Oliveira, T. G. de. (2013). As condições do trabalho docente na educação infantil no Brasil: alguns resultados de pesquisa (2002-2012). Revista Educação Em Questão, 46(32). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2013v46n32ID5125

Edição

Seção

Artigos