As condições do trabalho docente na educação infantil no Brasil: alguns resultados de pesquisa (2002-2012)
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2013v46n32ID5125Palabras clave:
Condições do trabalho docente. Educação infantil. Revisão bibliográfica.Resumen
A partir de um levantamento bibliográfico inicial, que compreende o período entre 2002 e 2012, de artigos em periódicos disponibilizados pela base SciELO Brasil, de trabalhos apresentados nas reuniões anuais da ANPEd e de dissertações/ teses cujos resumos constam no Banco de Teses da Capes, produzimos um quadro com os principais fatores que constituem as circunstâncias condicionantes do trabalho docente em creches e pré-escolas brasileiras. Os resultados, obtidos a partir de descritores como “trabalho”, “educação” e “infantil”, foram classificados segundo os principais aspectos relacionados às condições de trabalho conforme a literatura na área: identidade/aspectos subjetivos, políticas públicas educacionais, condições profissionais e saúde/bem-estar. Constatamos que a realidade profissional das/os trabalhadoras/es da educação infantil no Brasil é marcada pela atribuição de obrigações que não possuem respaldo nas condições de realização fornecidas pelo poder público. Situações de estresse, mal-estar, adoecimento e insatisfação laboral foram frequentemente relatadas nos estudos.
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