Aprendizagem escolar de estudantes da educação de jovens e adultos

Autores

  • Susana Gakyia Caliatto Universidade de Vale do Sapucaí UNIVAS
  • Selma de Cássia Martinelli Universidade Estadual de Campinas UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2013v47n33ID5137

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos. Psicologia cognitiva. Aprendizagem.

Resumo

O presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa que destaca singularidades do público da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em sua relação com o processo de aprendizagem escolar e com a autoeficácia acadêmica. Participaram do estudo 108 estudantes, de ambos os sexos, com idades entre 15 e 62 anos, do Estado de São Paulo. O instrumento utilizado foi um questionário que versava sobre a trajetória escolar, e as respostas também foram analisadas à luz da teoria da autoeficácia acadêmica que pode ser relacionada ao esforço para realizar tarefas escolares, organizar estratégias para o estudo, estabelecer metas e persistir nas adversidades. A pesquisa levantou dificuldades e sucessos dos estudantes que podem revelar aspectos de um status próprio desse segmento de ensino, além de apontar para implicações educacionais e novas perspectivas de estudos.

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Biografia do Autor

Susana Gakyia Caliatto, Universidade de Vale do Sapucaí UNIVAS

Profa. Dra. Susana Gakyia Caliatto
Universidade de Vale do Sapucaí UNIVAS | Pouso Alegre | Minas Gerais
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Eugênio Pacelli | FaFiep
Grupo de Estudo Educação, Ciência e Aprendizagem.
E-mail | caliattosg@univas.edu.br

Selma de Cássia Martinelli, Universidade Estadual de Campinas UNICAMP

Profa. Dra. Selma de Cássia Martinelli
Universidade Estadual de Campinas UNICAMP | Campinas | São Paulo
Faculdade de Educação
Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicopedagogia | GEPESP
E-mail | selmacm@unicamp.br

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Publicado

15-12-2013

Como Citar

Caliatto, S. G., & Martinelli, S. de C. (2013). Aprendizagem escolar de estudantes da educação de jovens e adultos. Revista Educação Em Questão, 47(33). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2013v47n33ID5137

Edição

Seção

Artigos