Significações de si: sala de apoio como lugar destinado ao não saber na escola

Autores

  • Luciane Guimarães Batistella Bianchini Universidade Estadual de Londrina
  • Francismara Neves de Oliveira Universidade Estadual de Londrina
  • Mario Sérgio Vasconcelos Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2014v48n34ID5733

Palavras-chave:

Sala de apoio. Dificuldades de aprendizagem. Erro.

Resumo

O estudo de natureza qualitativa, modalidade descritivo-interpretativa, apoiou-se no referencial teórico piagetiano para analisar as significações de cinquenta e dois alunos frequentando salas de apoio à aprendizagem. Os resultados indicaram que as significações dos alunos sobre dificuldades de aprendizagem, erro e sala de apoio correspondem a estereótipos, estigmas e inferiorizações de sua condição para atingir os objetivos da aprendizagem. As dificuldades de aprendizagem são vistas como um problema próprio de sua condição pessoal ou familiar enquanto a sala de apoio, um espaço de punição para aqueles que apresentam dificuldades para aprender.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciane Guimarães Batistella Bianchini, Universidade Estadual de Londrina

Profa. Dra. Luciane Guimarães Batistella Bianchini

Profa. Convidada curso de Psicopedagogia Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Psicologia

Grupo de Pesquisa Epistemologia e Psicologia: processos e contextos de desenvolvimento humano

E-mail | luannbi@hotmail.com

Francismara Neves de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Profa. Dra. Francismara Neves de Oliveira

Universidade Estadual de Londrina | UEL

Departamento de Educação

Coordenadora dos Grupos de pesquisa | Ensinar e Aprender: significações produzidas por gestores educacionais, professores e alunos envolvidos em programa de apoio à aprendizagem escolar

O ensino de Psicologia da educação nos cursos de formação de professores: Pedagogia e demais licenciaturas da universidade Estadual de Londrina

E-mail | francismara@uel.br

Mario Sérgio Vasconcelos, Universidade Estadual Paulista

Prof. Dr. Livre-Docente Mario Sérgio Vasconcelos

Universidade Estadual Paulista | UNESP | Campus Assis

Departamento de Psicologia

Líder do Grupo de Pesquisa Epistemologia e Psicologia: processos e contextos de desenvolvimento humano

E-mail | vascon@assis.unesp.br

Downloads

Publicado

25-09-2014

Como Citar

Bianchini, L. G. B., Oliveira, F. N. de, & Vasconcelos, M. S. (2014). Significações de si: sala de apoio como lugar destinado ao não saber na escola. Revista Educação Em Questão, 48(34), 141–164. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2014v48n34ID5733

Edição

Seção

Artigos