Significações de si: sala de apoio como lugar destinado ao não saber na escola

Autores/as

  • Luciane Guimarães Batistella Bianchini Universidade Estadual de Londrina
  • Francismara Neves de Oliveira Universidade Estadual de Londrina
  • Mario Sérgio Vasconcelos Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2014v48n34ID5733

Palabras clave:

Sala de apoio. Dificuldades de aprendizagem. Erro.

Resumen

O estudo de natureza qualitativa, modalidade descritivo-interpretativa, apoiou-se no referencial teórico piagetiano para analisar as significações de cinquenta e dois alunos frequentando salas de apoio à aprendizagem. Os resultados indicaram que as significações dos alunos sobre dificuldades de aprendizagem, erro e sala de apoio correspondem a estereótipos, estigmas e inferiorizações de sua condição para atingir os objetivos da aprendizagem. As dificuldades de aprendizagem são vistas como um problema próprio de sua condição pessoal ou familiar enquanto a sala de apoio, um espaço de punição para aqueles que apresentam dificuldades para aprender.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luciane Guimarães Batistella Bianchini, Universidade Estadual de Londrina

Profa. Dra. Luciane Guimarães Batistella Bianchini

Profa. Convidada curso de Psicopedagogia Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Psicologia

Grupo de Pesquisa Epistemologia e Psicologia: processos e contextos de desenvolvimento humano

E-mail | luannbi@hotmail.com

Francismara Neves de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Profa. Dra. Francismara Neves de Oliveira

Universidade Estadual de Londrina | UEL

Departamento de Educação

Coordenadora dos Grupos de pesquisa | Ensinar e Aprender: significações produzidas por gestores educacionais, professores e alunos envolvidos em programa de apoio à aprendizagem escolar

O ensino de Psicologia da educação nos cursos de formação de professores: Pedagogia e demais licenciaturas da universidade Estadual de Londrina

E-mail | francismara@uel.br

Mario Sérgio Vasconcelos, Universidade Estadual Paulista

Prof. Dr. Livre-Docente Mario Sérgio Vasconcelos

Universidade Estadual Paulista | UNESP | Campus Assis

Departamento de Psicologia

Líder do Grupo de Pesquisa Epistemologia e Psicologia: processos e contextos de desenvolvimento humano

E-mail | vascon@assis.unesp.br

Publicado

25-09-2014

Cómo citar

Bianchini, L. G. B., Oliveira, F. N. de, & Vasconcelos, M. S. (2014). Significações de si: sala de apoio como lugar destinado ao não saber na escola. Educación En Cuestión, 48(34), 141–164. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2014v48n34ID5733