Três perspectivas de análise dos saberes: multidisciplinaridade e interdisciplinaridade

  • Fernanda Nunes da Rosa Mangini Universidade Federal de Santa Catarina
  • Lucídio Bianchetti Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: Conhecimento. Interdisciplinaridade. Ciência.

Resumo

As recentes discussões epistemológicas e teórico-metodológicas sobre o conceito de interdisciplinaridade e seus correlatos favorecem o levantamento da problemática de conceber e estabelecer relações democráticas e plurais entre os saberes comum e científico, tantas vezes apresentadas como antagônicas ou hierarquizadas. Objetiva-se, aqui, analisar tais conceitos, empregando como recurso metodológico a pesquisa bibliográfica. A partir da revisão de literatura, apresentam-se três vertentes de discussão das relações entre esses conhecimentos. Destacam-se como eixos norteadores deste trabalho: o sentido de superioridade atribuído à ciência; os conceitos congêneres de interdisciplinaridade; a valoração do saber comum e a relação entre ciência e política.

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Biografia do Autor

Fernanda Nunes da Rosa Mangini, Universidade Federal de Santa Catarina

Ms. Fernanda Nunes da Rosa Mangini

Universidade Federal de Santa Catarina

Bolsista do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior | PDSE

Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | CAPES

E-mail | fernandapesquisadora@gmail.com
Lucídio Bianchetti, Universidade Federal de Santa Catarina

Prof. Dr. Lucídio Bianchetti

Universidade Federal de Santa Catarina

Departamento de Estudos Especializados em Educação

Programa de Pós-Graduação em Educação

Pesquisador 1B | CNPq

E-mail | lucidio.bianchetti@pq.cnpq.br
Publicado
15-12-2014
Como Citar
Mangini, F. N. da R., & Bianchetti, L. (2014). Três perspectivas de análise dos saberes: multidisciplinaridade e interdisciplinaridade. Revista Educação Em Questão, 50(36), 73-98. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2014v50n36ID7078
Seção
Artigos