Três perspectivas de análise dos saberes: multidisciplinaridade e interdisciplinaridade

Autores/as

  • Fernanda Nunes da Rosa Mangini Universidade Federal de Santa Catarina
  • Lucídio Bianchetti Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2014v50n36ID7078

Palabras clave:

Conhecimento. Interdisciplinaridade. Ciência.

Resumen

As recentes discussões epistemológicas e teórico-metodológicas sobre o conceito de interdisciplinaridade e seus correlatos favorecem o levantamento da problemática de conceber e estabelecer relações democráticas e plurais entre os saberes comum e científico, tantas vezes apresentadas como antagônicas ou hierarquizadas. Objetiva-se, aqui, analisar tais conceitos, empregando como recurso metodológico a pesquisa bibliográfica. A partir da revisão de literatura, apresentam-se três vertentes de discussão das relações entre esses conhecimentos. Destacam-se como eixos norteadores deste trabalho: o sentido de superioridade atribuído à ciência; os conceitos congêneres de interdisciplinaridade; a valoração do saber comum e a relação entre ciência e política.

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Biografía del autor/a

Fernanda Nunes da Rosa Mangini, Universidade Federal de Santa Catarina

Ms. Fernanda Nunes da Rosa Mangini

Universidade Federal de Santa Catarina

Bolsista do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior | PDSE

Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | CAPES

E-mail | fernandapesquisadora@gmail.com

Lucídio Bianchetti, Universidade Federal de Santa Catarina

Prof. Dr. Lucídio Bianchetti

Universidade Federal de Santa Catarina

Departamento de Estudos Especializados em Educação

Programa de Pós-Graduação em Educação

Pesquisador 1B | CNPq

E-mail | lucidio.bianchetti@pq.cnpq.br

Publicado

15-12-2014

Cómo citar

Mangini, F. N. da R., & Bianchetti, L. (2014). Três perspectivas de análise dos saberes: multidisciplinaridade e interdisciplinaridade. Educación En Cuestión, 50(36), 73–98. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2014v50n36ID7078