Três perspectivas de análise dos saberes: multidisciplinaridade e interdisciplinaridade
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2014v50n36ID7078Palabras clave:
Conhecimento. Interdisciplinaridade. Ciência.Resumen
As recentes discussões epistemológicas e teórico-metodológicas sobre o conceito de interdisciplinaridade e seus correlatos favorecem o levantamento da problemática de conceber e estabelecer relações democráticas e plurais entre os saberes comum e científico, tantas vezes apresentadas como antagônicas ou hierarquizadas. Objetiva-se, aqui, analisar tais conceitos, empregando como recurso metodológico a pesquisa bibliográfica. A partir da revisão de literatura, apresentam-se três vertentes de discussão das relações entre esses conhecimentos. Destacam-se como eixos norteadores deste trabalho: o sentido de superioridade atribuído à ciência; os conceitos congêneres de interdisciplinaridade; a valoração do saber comum e a relação entre ciência e política.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
15-12-2014
Cómo citar
Mangini, F. N. da R., & Bianchetti, L. (2014). Três perspectivas de análise dos saberes: multidisciplinaridade e interdisciplinaridade. Educación En Cuestión, 50(36), 73–98. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2014v50n36ID7078
Número
Sección
Artigos
Licencia
A la Revista “Educación en Cuestión” se reservan los derechos de autor pertinentes a todos los artículos publicados en ella.
Los autores y coautores de artículos y reseñas, publicados en la Revista “Educación en Cuestión”, tendrán un plazo de, como mínimo, de 1 (uno) año para que puedan someter nuevos trabajos para publicación.