O Plano de Ações Articuladas (PAR): perspectivas e desafios na melhoria da qualidade do ensino
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2014v50n36ID7084Palavras-chave:
Plano de Ações Articuladas. Prática pedagógica. Avaliação.Resumo
O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo compreender e analisar o Plano de Ações Articuladas (PAR) apresentado pelo Ministério da Educação como um instrumento eficaz de avaliação e implementação de políticas de melhoria da qualidade da educação básica. Teve como objeto de análise o PAR de um município mineiro e focalizou as práticas pedagógicas e a avaliação em duas unidades escolares. Para tal, realizou pesquisa bibliográfica, análise documental, entrevista semiestruturada e observação em sala de aula. Constatou-se que as práticas pedagógicas e a avaliação da aprendizagem estão centradas no resultado das avaliações sistêmicas, tendo esse parâmetro como principal indicador de qualidade.Downloads
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Publicado
15-12-2014
Como Citar
Valente, L. de F., & Costa, M. S. F. P. M. (2014). O Plano de Ações Articuladas (PAR): perspectivas e desafios na melhoria da qualidade do ensino. Revista Educação Em Questão, 50(36), 183–210. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2014v50n36ID7084
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Artigos
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